NK Training - Soluções em Treinamento - Serra/ES

Notícias

5 dicas para um bom programa de educação corporativa

Um mercado global e volátil como o atual tem provocado mudanças radicais no mundo corporativo, exigindo constante adaptação das empresas e, principalmente, a capacitação continuada de executivos e colaboradores. Esse é o papel da educação corporativa, parte importante de toda estratégia de longo prazo.

Diferentemente de um treinamento pontual e específico, a educação corporativa tem como meta desenvolver pessoas de forma estratégica para atingir os objetivos organizacionais, além de contribuir para o aumento do engajamento e da retenção de talentos.

“Nos últimos anos, muitas empresas têm dado mais foco à educação corporativa, no lugar de apenas investir em treinamentos para funções específicas”, afirma Marcos Baumgartner, diretor executivo da Associação Brasileira de Educação Corporativa. De acordo com dados da associação, existem atualmente no país cerca de 500 médias e grandes empresas com uma estrutura própria de educação corporativa.

Em 2013, uma pesquisa da consultoria Deloitte, realizada com 125 executivos, mostrou que quase metade das empresas para as quais eles trabalhavam possuía uma equipe dedicada à educação corporativa. Esse mercado tem potencial para movimentar mais de 20 bilhões de reais ao ano no Brasil, segundo a Deloitte.

Mas do que as empresas precisam para ter um bom programa de educação corporativa? De acordo com Maurício Pedro, gerente de Atendimento Corporativo do Senac, área que oferece programas educacionais customizados, são cinco as dicas para manter líderes e funcionários sempre atualizados.


1. Criar programas dinâmicos - Uma boa estratégia é implantar atividades curtas e assertivas, alternando os formatos presencial e a distância, com o apoio de recursos como coaching e mentoring.


2. Favorecer a aprendizagem 360° - Equilibrar a transferência de teoria, prática e valores potencializa o desenvolvimento de competências e contribui para o alcance de metas e resultados.


3. Manter uma cultura digital - Empresas que incorporam todos os meios eletrônicos disponíveis para transmitir e facilitar a assimilação de conhecimento obtêm mais sucesso em suas ações educacionais.


4. Fortalecer o elo entre as pessoas - Traçar planos de desenvolvimento de pessoas em diversos níveis, da alta direção à média liderança. As equipes gerenciais são as que mais precisam estar preparadas para transmitir aos demais funcionários as prioridades de negócios do momento.


5. Buscar parceiros estratégicos - Identificar oportunidades de estabelecer parcerias com quem desenvolve programas e ações educacionais sob medida pode gerar inovação e contribuir para alcançar os objetivos da organização.


Fonte: Revista EXAME
Publicado: 28/12/2015
.
NK Training - Soluções em Treinamento - Serra/ES

Endereço:
Av. dos Metalúrgicos, Nº 49
São Geraldo - Serra - ES
CEP 29163-402
Tel.: (27) 3318-9522 / 99622-9804
Receba dicas por e-mail:


Site desenvolvido por Êxito Publicidade