NK Training - Soluções em Treinamento - Serra/ES

Notícias

Você não sabe mesmo contar piadas? Falar bem é mais fácil do que se pensa

Aproveite as dicas e aprimore significativamente sua oratória.

 Não sei contar piadas. Não sei contar histórias. Não consigo falar alto. Não consigo falar mais devagar. Não consigo falar mais rápido. Quantos "nãos" assumimos para nós mesmos como se fossem carimbos da nossa imagem e da nossa personalidade. Será que somos assim mesmo? Será que não poderíamos agir de forma distinta?

Ao longo desses 40 anos atuando como professor de oratória, sugeri a inúmeros alunos que diziam não conseguir modificar sua maneira de agir a tentar mudanças em seu comportamento. Praticamente todos se surpreenderam ao perceber que estavam equivocados e que poderiam ter novas atitudes e serem pessoas diferentes.

Se, por exemplo, você diz que não sabe contar piadas ou não tem jeito para narrar histórias, deixe esse comodismo de lado e comece a desenvolver essas habilidades. Aprenda duas ou três piadas e histórias que julgue interessantes. De preferência que sejam curtas e não exijam muita interpretação. Com o tempo poderá ser mais ousado.

Comece praticando em casa, diante de amigos e familiares. Nesse ambiente você se sentirá mais à vontade e poderá errar sem risco de comprometer a sua imagem. Assim poderá eliminar as informações que não estejam agradando muito e acrescentar outras que possam ser mais interessantes.

Nesse ensaio você aprenderá a usar o timing correto, com pausas apropriadas e entonação adequada. Com esse treinamento, terá condições de ter sempre umas três ou quatro piadas e histórias na manga para usar nas conversas e nas apresentações. Só depende de boa vontade e um pouco de exercício para desenvolver essa habilidade.

Da mesma forma, falar mais alto ou mais baixo, mais rápido ou devagar, quase sempre será possível, desde que você se empenhe para desenvolver essa maneira de se expressar. Não há necessidade de promover mudanças radicais, pois pequenas alterações podem fazer enorme diferença, sem que você se violente.

 Experimente novas formas de se comunicar. Vale a pena tentar. Você vai descobrir que pode ser habilidoso para usar recursos que nem imaginava poder por em prática. Aos poucos vai se livrando desses carimbos que limitam a maneira de se expressar e se sentirá mais confortável com suas novas competências.
Superdicas da semana

- Aprenda a contar histórias e piadas praticando com amigos e familiares
- Se tiver dificuldade no início, insista. Logo irá melhorar
- Experimente falar mais rápido ou mais devagar para tornar sua comunicação mais agradável
- Leia poesia em voz alta para adquirir um ritmo mais agradável

Fonte: Economia UOL
Publicado: 07/04/2016
.
NK Training - Soluções em Treinamento - Serra/ES

Endereço:
Av. dos Metalúrgicos, Nº 49
São Geraldo - Serra - ES
CEP 29163-402
Tel.: (27) 3318-9522 / 99622-9804
Receba dicas por e-mail:


Site desenvolvido por Êxito Publicidade